Como lidar com o stress no trabalho?

Stress no trabalho: como lidar?

13 dicas para lidar com o stress no ambiente de trabalho 🧘‍♀️

Longas jornadas de trabalho, pressão por resultados, sobrecarga de tarefas, competitividade no mercado de trabalho, instabilidade económica, relacionamento difícil com colegas ou superiores… estes são apenas alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do stress no trabalho. 🤦‍♀️

Infelizmente, o stress laboral é um problema comum e muitas vezes menosprezado, pois é visto como um sinal de fraqueza ou incapacidade de gerir as nossas responsabilidades. No entanto, esta é uma interpretação errada e muito perigosa ⚠️🚨, pois pode levar-nos a ignorar aquilo que pode vir a tornar-se num grave problema de saúde. 

Esta ideia é ainda mais falaciosa porque se foca demasiado nas supostas “fraquezas” do trabalhador e encobre problemas estruturais das empresas, como a carga de trabalho ou responsabilidades excessivas atribuídas a cada funcionário, a falta de reconhecimento profissional ou a indiferença e falta de pro-actividade face à degradação da saúde dos trabalhadores. 

Em Portugal, o stress no trabalho já é um dos principais motivos de absenteísmo e de baixa produtividade. E os prejuízos são duplos: 

– 😔 para os trabalhadores, que perdem em saúde e qualidade de vida 

– 📉 para as empresas, que perdem em produtividade e competitividade, para além de terem que lidar com o absenteísmo e problemas de recursos humanos

De acordo com o relatório do “custo do stresse e dos problemas de saúde psicológica no trabalho, em Portugal”, publicado pela Ordem dos Psicólogos, o stress e os problemas de saúde psicológica no trabalho custam 5,3 mil milhões por ano”. 💸💸

Causas do stress no trabalho

O stress no trabalho pode ser causado por diversos fatores, incluindo:

  • Carga de trabalho excessiva: ter que lidar com demasiadas tarefas 
  • Pressão por prazos apertados:  ter pouco tempo para realizar as tarefas previstas
  • Pressão de desempenho: sentir-se pressionado para atingir metas ou padrões de desempenho exigentes 
  • Conflitos no trabalho: ter conflitos com colegas, chefes ou clientes
  • Ambiente de trabalho hostil: com assédio moral ou bullying
  • Mudanças no trabalho: alterações na estrutura, organização ou nas funções 
  • Insegurança no emprego: a incerteza sobre o futuro do emprego, que pode gerar ansiedade

Sintomas do stress no trabalho 

O stress é uma reação natural do corpo a situações de desafio ou ameaça. Quando estamos stressados, o corpo libera uma série de hormónios, como o cortisol e a adrenalina, que nos ajudam a enfrentar a situação. 

É certo que o stress nem sempre é negativo, no entanto, quando ele é crónico, ou seja, prolongado e não resolvido, pode ter consequências nefastas na saúde dos trabalhadores, causando uma série de problemas físicos, psicológicos e comportamentais, tais como:

🤒 Sintomas físicos:

  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Problemas de sono
  • Cansaço
  • Alterações gastrointestinais
  • Problemas de pele
  • Alterações de apetite

😔 Sintomas psicológicos:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Pensamentos negativos
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Problemas de memória

😤 Sintomas comportamentais:

  • Falta de produtividade
  • Agressividade
  • Isolamento social
  • Consumo de substâncias como álcool ou drogas
  • Comportamentos compulsivos

Em casos mais graves, o stress no trabalho pode levar a um estado de exaustão extrema, ao burnout e obrigar ao afastamento do trabalho.

Por isso, é importante saber como lidar com o stress de forma saudável. 

Toma nota destas dicas para lidar com o stress no trabalho e melhorares a tua qualidade de vida.
1. 👂Ouve o teu corpo 

Por vezes chegamos a um estado de exaustão e burnout porque arrastamos o stress durante demasiado tempo. No entanto, o nosso corpo começa a enviar-nos alertas atempadamente para nos poupar do pior. Não ignores esses sinais e escuta o teu corpo de modo a que possas agir a tempo. 

2. 📝 Identifica os fatores geradores de stress

O primeiro passo é identificar os fatores que te estão a causar stress no ambiente de trabalho. Só depois podes começar a desenvolver estratégias eficazes para lidar com a situação.

3. 🙋‍♀️ Partilha o que estás a sentir

Pede ajuda! Não tenhas medo de assumir o que estás a sentir e de conversar sobre o assunto com pessoas de confiança, como os teus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Eles podem apoiar-te e ajudar-te a encontrar a melhor solução. 

4. 🛑 Estabelece limites saudáveis 

É importante estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal para evitar que o stress do trabalho se espalhe para outras áreas da tua vida. Isso significa não levar trabalho para casa, desligar o telefone profissional e não ler os e-mails fora do horário laboral… Estabelece limites saudáveis entre a vida profissional e a vida pessoal, de modo a que possas relaxar e recarregar baterias.

5. ✋ Aprende a dizer não 

Não tenhas medo de dizer “Não” a novas tarefas ou responsabilidades que consideres impossíveis de cumprir. Dizer “não” de uma forma assertiva e respeitosa é importante, não só para evitar a sobrecarga de trabalho, mas também para protegermos a nossa energia, produtividade e saúde mental. 

6. 👥Delega tarefas

Por vezes pode ser difícil delegar tarefas, seja porque temos medo de perder o controlo, de que as coisas não sejam feitas da maneira que queremos ou de que os outros não sejam capazes de fazer o trabalho tão bem quanto nós. No entanto, isso permitir-te-à, não só libertar tempo para te concentrares em tarefas mais importantes, mas também reduzir a tua carga de trabalho, melhorar a produtividade da equipa e desenvolver as competências dos outros.

7. 🎯 Estabelece prioridades 

A priorização de tarefas é uma habilidade essencial para quem quer ser produtivo e evitar o stress. Nesse sentido, é importante considerar dois fatores: a urgência e a importância.

Uma vez que tenhas considerado esses dois fatores, podes começar a priorizar. Tarefas urgentes e importantes devem ser a tua prioridade, seguidas por tarefas importantes que não são urgentes. Tarefas urgentes que não são importantes podem ser delegadas ou adiadas, se possível.

8. 📅 Organiza o teu tempo 

Ter um bom sistema de organização pode ajudar-te a ser mais eficiente, a evitar o stress de última hora e a aumentar a tua produtividade. 

9. 🏊‍♀️ Pratica exercício físico

Esta é uma ótima maneira de aliviar o stress, pois o exercício físico ajuda a liberar endorfinas, que têm efeito antidepressivo e relaxante. Estabelece dias e horas específicas para a prática de exercício físico e respeita os horários escrupulosamente. 

10. 🛏 Descansa o suficiente

O descanso é essencial para a saúde física e mental, pois ajuda a restaurar o corpo e a mente e a melhorar o nosso desempenho. Dormir o suficiente pode ajudar-nos a aumentar a nossa produtividade, a ter melhor memória e concentração, a reduzir o stress e a melhorar o nosso humor.

11. 🥑 Alimenta-te de forma saudável

Existem vários estudos científicos que comprovam a relação entre uma alimentação saudável e o stress. 

Como refere a psicóloga Alexandra Antunes num artigo publicado no site da CNN Portugal, “Sabe-se hoje que a ingestão de determinados alimentos e nutrientes tem uma implicação direta no funcionamento do cérebro, órgão responsável e essencial para a gestão das emoções, pensamentos e comportamentos”.

Uma alimentação saudável é, portanto, essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Alimentos frescos, integrais e sazonais são a melhor escolha para uma alimentação saudável. Já os alimentos processados, fast food, açúcares adicionados e gorduras saturadas devem ser evitados.

12. 🧘‍♀️ Aprende a relaxar

Aprende a relaxar para aliviar o stress e melhorar a tua saúde física e mental. Existem diversas técnicas de relaxamento que podem ajudar a aliviar o stress, como a meditação, yoga, respiração profunda e atividades que te dêem prazer. Para escolheres a técnica de relaxamento certa para ti, experimenta diferentes práticas e vê qual é a que te faz sentir melhor.

13. 👩‍⚕️ Procura ajuda profissional

Se o stress estiver a causar problemas significativos na tua vida, se ele está a tomar conta da tua vida, procura ajuda profissional o quanto antes. Um psicólogo ou terapeuta podem ajudar-te a desenvolver estratégias mais eficazes para ultrapassar esta fase.

Estas são algumas dicas individuais a colocar em prática por parte do trabalhador. No entanto, é importante não esquecer a responsabilidade das organizações na gestão do stress laboral e na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável. 

Para isso, as empresas podem, e devem, colocar em prática estratégias organizacionais para reduzir o stress no trabalho, tais como:

☑ Criar um ambiente de trabalho positivo, onde os trabalhadores se sintam valorizados e apoiados

☑ Disponibilizar formações para que os trabalhadores possam desenvolver as suas competências e habilidades

☑ Implementar políticas e práticas de saúde e segurança para proteger a saúde física e mental dos trabalhadores

Lidar com o stress no trabalho não é fácil, mas é possível. Aprender a gerir o stress laboral de forma eficaz vai, sem dúvida, ajudar-te a melhorar a tua qualidade de vida. 

No entanto, se nenhuma estratégia funcionar, nem mesmo com ajuda profissional, talvez devas considerar a hipótese de mudar de emprego ou de carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *